15 de jan. de 2011

Nome artístico vs nome de batismo: saiba o que está no RG dos músicos


No rock também temos bons exemplos de que adotar um nome artístico pode ajudar no caminho para o sucesso. É o caso AXL ROSE, do Guns N' Roses, que foi chamado por seus pais de William Bruce Bailey.







Vincent Damon Furnier percebeu logo que seu nome era muito careta para o tipo de música e personagem que queria encarnar. ALICE COOPER tem bem mais cara de nome de ídolo do hard rock.








,


BONO VOX, o vocalista do U2, na verdade não tem o nome daquele biscoito tão popular. Seu nome é Paul David Hewson e seu apelido surgiu no tempo em que estava em uma gangue de rua, durante a adolescência em Dublin, na Irlanda.








FLEA, o baixista do Red Hot Chili Peppers, na verdade foi batizado como Michael Peter Balzary. Em português, "flea" quer dizer pulga.












William Albert Michael Broad é o nome de batismo de BILLY IDOL. O músico fez um trocadilho com um apelido dado por sua professora no colegial. Ela o chamava de "idle" (desocupado), que Billy adaptou para "idol" (ídolo)









Robert Allen Zimmerman é o nome de um dos maiores mitos da música mundial. BOB DYLAN adotou o nome artístico que o revelou para o mundo ainda na década de 60, como expoente do folk.








Um dos mais polêmicos e amados representantes do rock dos anos 80, CAZUZA, odiava seu nome de batismo e nem sequer respondia a professora quando era chamado na aula. Foi só na adolescência, quando descobriu que seu ídolo Cartola se chamava Angenor, que Cazuza passou a aceitar melhor Agenor de Miranda Araújo Neto como seu verdadeiro nome.






Farokh Bulsara é ninguém menos que FREDDIE MERCURY. O cantor é de origem parsi (etnia indiana descendente dos persas) e nasceu em Zanzibar, na costa da Tanzânia. Quando montou o Queen, adotou o nome artístico.








MARILYN MANSON foi batizado como Brian Hugh Warner. Ainda adolescente, quando se envolveu com a música, escolheu um nome que referenciava a diva do cinema Marilyn Monroe e o ocultista assassino Charles Manson.






Considerado o pai do heavy metal, OZZY OSBOURNE, foi registrado com o nome bem mais convencional deJohn Michael Osbourne.











RINGO STARR, ou Richard Starkey Jr., adotou seu apelido quando ainda tocava em uma banda de garagem em Liverpool, antes de se tornar o baterista dos Beatles. O baterista ganhou o apelido por causa dos muitos e diferentes anéis que costumava usar ("ring" é anel em inglês).








LOBÃO,fundador da banda Blitz ao lado de Evandro Mesquita e Fernanda Abreu, na verdade tem um nome bem mais complexo e peculiar: João Luíz Woerdenbag Filho.










David Robert Jones começou na música como Davie Jones, depois Davy Jones, até incorporar o mais sonoro DAVID BOWIE (homenagem ao explorador americano Jim Bowie, popularizador do punhal "bowie").









Luiz Maurício Pragana dos Santos seria um nome muito longo e difícil para um músico. Foi assim que LULU SANTOS decidiu simplificar as coisas e abrir as portas para o sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário